ARTIGO 250501 "Suporte Vertical para Micro Retíficas"

Apresenta todo o Processo de Produção de um “Suporte Vertical para Micro Retíficas”.

FERRAMENTAS

Carlos Antonio Garcez Mury

6/6/202513 min ler

ARTEFAKTUS Suporte Micro Retifica Apresentacao
ARTEFAKTUS Suporte Micro Retifica Apresentacao
Objetivo:
  • Apresentar todo o Processo de Produção de um “Suporte Vertical para Micro Retíficas”.

Palavras chaves:

  • #Maker,#Ferramentas, #Micro Retífica, #Suporte, #Eletrônica, #Furação de Placas de Circuito Impresso,#Open Source. #Linux.

Metodologia:

  • Construção do conhecimento de forma aplicada.

  • Metodologia: “do princípio”.

A quem se destina:

  • Qualquer pessoa que tenha como objetivo:

  • Produzir uma Ferramenta de baixo custo e de precisão para a Oficina de Eletrônica para Montagens de Placas de Circuitos Impresso.


Motivação:

  • Para o Desenvolvimento da Parte Eletrônica dos Artefatos que produzo, (https://artefaktus.com.br/artefatos) surgiu a necessidade de acelerar o trabalho de furação das Placas de Circuito Impresso.

Características:

  • Construção do conhecimento de forma aplicada.

  • Procurei desenvolver um Projeto de um “Suporte Vertical para Micro Retíficas” que fosse simples de ser produzido e que fosse preciso o bastante para a operação de furação de Placas de Circuitos Impresso.

  • Em função do custo, foram utilizados as partes internas dos “Trilhos Reforçados de gaveta” que, se montados aos pares, permitem uma precisão aceitável para a operação de furação.

  • Em função da facilidade de construção a Estrutura foi feita em Madeira.

Grau de dificuldade:

  • Baixo.

Custo:

  • Muito Baixo.

1    PROJETO

Desenho Mecânico

Como adepto dos Softwares “Open Source”, o Desenho Mecânico das Peças foi desenvolvido utilizando o “Inkscape”, numa Máquina com Sistema Operacional Linux, com a Distribuição OpenSuse Tumbleweed.

OBS: O Arquivo do Projeto_2D deste Projeto pode ser obtido neste link: <Projeto_2D.svg>


O Arquivo “Projeto_2D.svg” contém todos os “Moldes” necessários para a Produção de todas as “Peças” envolvidas no Projeto.

Foi utilizado o Software “OpenScad” para elaboração da visão 3D do Projeto.

O uso de Ferramentas 3D permite visualizar o resultado do Projeto, sem necessidade da montagem física, o que evita: retrabalhos, perda de material e perda de tempo.

OBS:

Caso tenha interesse em conhecer o “Curso para Desenho Mecânico para Makers, utilizando Softwares Open Source, acesse o link.

2    PRODUÇÃO DAS PARTES

PASSO 1:     Obtenção do Arquivo com os "Moldes" das "Peças".

  • Arquivo “Projeto_2D.svg”, disponível no seguinte Link: <Projeto_2D.svg>

  • Necessário imprimir os “Moldes”, selecionando uma página de cada vez.

OBS:

 Preparei um Vídeo com todo o "Processo de Produção" : <Vídeo>

Também esta  disponível a Versão deste Artigo em "pdf". <ARTIGO_250501> 

Versão ".pdf" do ARTIGO

Vídeo do Processo de Produção

OBSERVAÇÃO:

  • Naturalmente há inúmeras formas de executar estas e as próximas ações, que dependem da habilidade e das ferramentas disponíveis. Cabe a cada um adaptar à sua realidade, como é uma característica de todo “Maker Raiz”.

  • Uso da segunda figura do “Molde” para marcar os pontos de furação nas partes laterais com uma “Punção”.

  • Furos de [Ø 10 mm] utilizando a “Furadeira de Bancada”.

  • Lixamento das Peças, utilizando lixas: 60, 100 e 180 (nesta ordem)

  • Corte que separa as Partes, utilizando a “Serra Circular”.

  • Corte de uma Peça de Madeira com as seguintes dimensões: [100 x 67 x 30 mm]

  • Colagem do Molde sobre a superfície Superior da Peça, utilizando “Cola Bastão”.

  • Uso de uma “Punção” para marcar o “Ponto de furação”.

  • Furo de [47 mm] utilizando uma “Broca Bailarina”.

2    PRODUÇÃO DAS PARTES

PASSO 2:     Corte da Peça: “Suporte para a Micro Retífica”

  •  Uso de uma “Punção” para marcar o “Ponto de furação e rebaixos”.

  • Furos de [6 mm].

  • Rebaixos de [Ø10 mm] com [10 mm] de profundidade, na parte inferior da Peça, utilizando uma “Broca Fostner” (nas mesmas posições dos furos).

  • Lixamento da Peça, utilizando lixas: 60, 100 e 180 (nesta ordem).

  • Corte de uma Peça de Madeira com as seguintes dimensões: [130 x 120 x 20 mm]

  • Colagem do Molde sobre a superfície Superior da Peça, utilizando “Cola Bastão”.

  • Recorte” da Peça, utilizando a “Serra Circular”.

PASSO 3:  Corte da Peça: “Base do Carro”

  • Corte da Peça, utilizando a “Serra Circular”.

  • Lixamento da Peça, utilizando lixas: 60, 100 e 180 (nesta ordem).

  • Emenda do “Molde”, que será colado sobre a Peça cortada da “Estrutura Vertical”(para orientar o posicionamento da “Parte externa dos Trilhos”).

PASSO 4:     Corte da Peça: “Estrutura Vertical”

  • Corte de 1 Peça de Madeira com as seguintes dimensões: [90 x 70 x 20 mm]

  • Colagem do “Molde” sobre a Peça cortada, para orientar os pontos de furação e corte.

  • Uso de uma “Punção” para marcar o “Pontos de furação e rebaixos”.

  • Furos de [Ø 3 mm] e Rebaixos de [Ø6 mm] com [3 mm] de profundidade, utilizando uma “Broca com Escareador”. Observando que os Rebaixos de uma das Peças foi feito do lado superior, enquanto o da outra Peça foi feito do lado inferior.

  • Recorte das Peças, utilizando uma “Serra de Fita”.

  • Lixamento das Peças, utilizando lixas: 60, 100 e 180 (nesta ordem).

PASSO 5:     Corte das Peças: “Esquadros”

  • Colagem do “Molde” sobre a superfície da Peça, para orientar os pontos de furação e rebaixos, e ainda o posicionamento das Peças na montagem.

  • Uso de uma “Punção” para marcar os “Pontos de furação e rebaixos”.

  • Furos de [Ø 3 mm] do lado superior da Peça.

  • Rebaixos de [Ø 6 mm] com [3 mm] de profundidade, utilizando uma “Broca com Escareador”, do lado inferior da Peça.

  • Lixamento das Peças, utilizando lixas: 100 e 180 (nesta ordem).

PASSO 6:     Corte da Peça: “Base”

  • OBS: Este corte foi executado utilizando, inicialmente, a “Esquadrejadeira Vertical” que projetei.

  • Caso queira obter detalhes deste projeto, consulte: link

  • Emenda do “Molde”.

  • Corte de 1 Peça de MDF dupla face de [9 mm] com as seguintes dimensões: [250 x 250 mm]

2 - Retirada “Borracha do Fim de Curso” (que não será usada) naPeça Base” e dobra do “Fim de   Curso” (para liberar a saída da “Peça Central”).

3 - Retirada da “Guia plástica” (que não será usada) da “Peça Central”

4 - Retirada do “Rolamento Linear Externo” (que não será usado).

PASSO 7:     Preparação das "Peças dos trilhos"

 1 - Retirada da “Parte externa” (destravando a “Alavanca”).

  • Desmonte de 2 “Trilhos Telescópicos de 250 mm”, com os seguintes passos:

5 - Retirada da “Peça Central”.

6 - Retirada dos “Rolamentos Lineares internos”.

7 - Retirada do “Limitador” da “Peça Central”.

  • Furação de cada “Peça Base” dos “Trilhos”:

  1. Uso dos “Moldes” para localização dos furos nas “Peças”.

  2. Uso de uma “Punção” para marcar os “Pontos de furação”.

  3. Furação das “Peças” com [Ø 4 mm].

  • Furação de cada “Peça Central” dos “Trilhos”:

  1. Uso dos “Moldes” para localização dos furos nas “Peças”.

  2. Uso de uma “Punção” para marcar os “Pontos de furação”.

  3. Furação das “Peças” com [Ø 4 mm].

  • Furação da “Peça  Externa” de um dos “Trilhos”:

  1. Uso dos “Moldes” para localização dos furos nas “Peças”.

  2. Uso de uma “Punção” para marcar os “Pontos de furação”.

  3. Furação das “Peças” com [Ø 4 mm].

PASSO 8:     Corte das Peças: "Calços dos Trilhos"

 Furação dos “Calços”:

  • Inserção da “Peça Central do Trilho” sobre o “Calço” para marcar os “pontos de furação”, utilizando um “Punção”.

  • Furação utilizando “Broca” de [Ø 2 mm].

  • Corte de 2 Peças de Madeira com as seguintes dimensões: [230 x 21 x 7 mm].

  • Lixamento das Peças, utilizando lixas: 60, 100 e 180 (nesta ordem).

3   MONTAGEM

PASSO 1:    "BASE" +  "Esquadros" + "Estrutura Vertical"

  • Recorte com “Estilete” das áreas do “Molde” colado sobre a “Base”, que orienta as posições das conexões das “Peças”.

  • Colagem, com “Cola rápida”, de um dos “Esquadros” em sua posição na “Base”, utilizando um “Esquadro” para garantir a ângulo de 90º entre as duas “Peças”.

  • Inserção dos Parafusos (Cabeça Chata Philips [Ø 3 mm x 30 mm]) na parte inferior da “Base”, para travamento definitivo das “Peças”.

  • Repetição da Colagem e Inserção dos Parafusos para a outra Peça “Esquadro”, utilizando a “Estrutura Vertical” para garantir o posicionamento correto na “Base”.

  • Colagem, com “Cola rápida” da “Estrutura Vertical” em sua posição na “Base”, utilizando um “Esquadro” para garantir a ângulo de 90º entre as duas “Peças”.

  • Inserção dos Parafusos (Cabeça Chata Philips [Ø 3 mm x 30 mm]) nas Laterais dos “Esquadros” e parte inferior da “Base”, para travamento definitivo das “Peças”.

PASSO 2:    “Base do Carro” + “Suporte Micro Retífica”

  • Introdução de 2 Parafusos de Cabeça Sextavada de [Ø ¼” x 110 mm] na “Base do Carro”, com as cabeças dos parafusos dentro dos Rebaixos.

  • Inserção de 1 Parafuso (Cabeça Chata Philips [Ø 3 mm x 20 mm]) em cada Rebaixo (para impedir que a cabeça gire dentro do rebaixo).

  • Colagem (com Cola Rápida + pó de acrílico + palha de aço) das Cabeças dos Parafusos na “Base do Carro”.

  • Recorte do “Molde”, com estilete, para determinação do posicionamento das “Partes internas do Trilho telescópico reforçado” + os “Calços dos Trilhos”.

  • Posicionamento e Colagem (utilizando “Cola rápida”) da parte inferior do “Suporte para a Micro Retífica” na “Base do Carro”, garantindo que o ângulo de 90º entre as Peças está correto.

PASSO 3:    “Base do Carro” + “Peças Centrais dos Trilhos” + “Calços”

  • Posicionamento das “Peças Centrais dos Trilhos” + “Calços” na “Base do Carro”, utilizando a referência estabelecida pelo “Molde”, garantindo que estejam em paralelo.

  • Inserção dos Parafusos para fixação dos Conjuntos: 2 x “Calço+Peça Central” em suas posições na “Base do Carro”.

  • Sendo:

    • 2 Parafusos (Cabeça Chata Philips [Ø 3 mm x 20 mm]) para fixação do “Conjuntona “Base”.

    • 1 Parafuso (Cabeça Chata Philips [Ø 3 mm x 5 mm]) para fixação do “Calço” na “Peça Central” (na extremidade fora da “Base”).

PASSO 4:    “Carro” + Remontagem dos "Trilhos"

  • Montagem dos Trilhos:

    • Colocação dos “Rolamentos Lineares internos” em cada lado interno das “Peças Centrais”.

    • Encaixe das “Peças Bases” + “Rolamentos lineares internos” nas “Peças Centrais dos Trilhos” do “Carro”.

PASSO 5:    Inserção do "Carro" na "Peça Vertical"

  • Posicionamento das “Peças Bases dos Trilhos” na “Peça Vertical”, observando o perfeito alinhamento.

  • Fixação das “Peças Bases dos Trilhos” na “Peça Vertical”, utilizando Parafusos Cabeça Chata Philips [Ø 3 mm x 20 mm].

    • Movendo uma das extremidades das “Peças Bases” de cada vez, para permitir o acesso aos furos.

      • (1). Aparafusando uma das extremidades.

      • Fazendo a ajuste do alinhamento das Peças.

      • ( 2). Aparafusando a outra extremidade.

PASSO 6:    Inserção dos  "Parafusos Fim de Curso do Trilho"

  • Inserção de 2 Parafusos (Cabeça Chata Philips [Ø 2,5 mm x 15 mm]) nos rasgos presentes nas extremidades superiores da “Peça Base dos Trilhos”.

    • Vão Limitar o deslocamento máximo do “Carro”, impedindo que ultrapasse o limite da “Base do Trilho”.

PASSO 7:    Fixação da "Mola"

  • Utilizando uma “Punção” para marcar os pontos de furação:

    • (1) Na parte centro superior da “Peça Vertical”.

    • (2) Na parte superior da “Base do Carro”, alinhada com o centro da “Peça Vertical”.

  • Fixação da “Mola”, utilizando Parafusos Cabeça Chata Philips [Ø 3 mm x 20 mm] e Arruelas de [Ø 6 mm], em cada ponto marcado.

  • Características da “Mola” utilizada:

    • Tipo: Helicoidal de Tração.

    • Material: Aço Mola.

    • Diâmetro do fio = [0,5 mm].

    • Diâmetro externo = [10 mm].

    • Comprimento livre = [50 mm].

PASSO 8:    Inserção da "Alavanca" ("Peça Externa do Trilho")

  • Posicionamento do “Molde” sobre a lateral direita da “Base do Carro”, e uso de uma “Punção” para marcar os pontos de inserção dos Parafusos.

  • Fixação da “Alavanca” com a inserção de um Parafuso Cabeça Chata Philips [Ø 3 mm x 20 mm] e uma Arruela de [Ø 6 mm], no ponto inferior.

  • Inserção de um Parafuso Cabeça Chata Philips [Ø 3 mm x 20 mm], no ponto superior, que servirá como limitador da excursão angular da “Alavanca”.

PASSO 9:    Inserção dos "Pés" na "Base"

  • Recorte de 4 Peças de EVA de [5 mm] de espessura com as seguintes dimensões: [40 x 40 mm].

  • Colagem destas Peças (“Pés”) nos 4 vértices da “Base”.

PASSO 10:    Inserção das "Porcas Borboletas" + "Arruelas" no "Suporte"

  • Inserção no “Suporte” de:

    • 2 Porcas do tipo Borboleta de [Ø ¼ “].

    • 2 Arruelas de [Ø 6 mm].

PASSO 11:    Instalação de uma "Tomada + Interruptor" para controle de acionamento da                           "Micro Retífica"

  • Conexão dos fios no “Módulo Tomada + Interruptor Externo”, para que o “Interruptor” controle o estado da “Tomada” (Energizada ou Não Energizada). Assim permite o controle do estado (Ligada ou Desligada) da “Micro Retífica” conectada na “Tomada”.

  • A mesma configuração foi utilizada para ligar uma pequena Luminária de 12V desenvolvida por mim.

  • OBS: Caso queira mais Informações sobre como produzir uma Luminária consulte: link.

  • O principal objetivo do Desenvolvimento deste Projeto foi para o uso na furação de “Placas de Circuito Impresso” (“PCI”).

    • Há a necessidade do uso de uma “Base de sacrifício” de madeira com [20 mm] de altura aproximada e com área maior do que a da “PCI”.

    • A excursão do “Carro” mostrou ser de aproximadamente [70 mm].

    • A Controle da “Alavanca” mostrou ser muito eficaz e confortável.

    • A descida do “Carro”, não apresentou nenhum desvio significativo.

    • Há necessidade o uso de “Brocas” adequadas para esta aplicação para conseguir bons resultados. <Vídeo Teste>

4     TESTES

5    CONCLUSÃO

  • Os objetivos de Funcionalidade e de Custo foram alcançados de forma plena, portanto, dei como APROVADO o Projeto e seu Processo de Produção.

  • Com todo o “Processo de Desenvolvimento” apresentado aqui, acredito que sua reprodução pode ser alcançada com muita facilidade.

6    DÚVIDAS E SUGESTÕES